sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

A FRANÇA, A ALEMANHA, E A ITÁLIA NOS DIAS DE HOJE

1. A FRANÇA
1.1 DEMOGRAFIA
A população da França é estimada em 63 milhões, sendo que uns 17% vivem ao redor de Paris (Île-de-France). A taxa de crescimento da população é baixa: 0,4%. O PIB em poder de compra equivalente (PPP) foi de US$ 26 mil por capita em 2002. A população economicamente activa é de 25 milhões. A taxa de desemprego está em 9%. Cerca de 20% da população passou dos 60 anos.
1.2 ECONOMIA
A França apresenta uma economia muito desenvolvida e é um dos países mais ricos do planeta. Até meados do século XIX, a economia francesa era essencialmente agrícola, com importantes atividades artesanais. O desenvolvimento dos transportes, na segunda metade do século XIX, acelerou a concentração, em certas áreas, de atividades industriais. Métodos modernos de fabricação em série foram implantados após a primeira guerra mundial.
Hoje em dia a economia da França é a 6ª nação mais rica do planeta em termos de PIB nominal, atrás do Estados Unidos da América, do Japão, da Alemanha, da China e do Reino Unido. São de capital francês empresas como: Carrefour, Champion, Citroen, Michelin, Peugeot, Renault, etc.
Por esse motivo, da enorme riqueza que faz da França uma das nações da "elite" mundial, podemos dizer sem dúvida alguma que a França é um dos países mais industrializados do mundo, seus produtos se espalham por lojas e casas de todo o planeta. Um dos setores que movimentam a economia da França em grande escala, sem dúvida nenhuma, é o turismo, fazendo da França o país que mais recebe turistas por ano (70 milhões de visitantes), que depositam no país dezenas de bilhões de dólares. Alguns dos principais produtos exportados pela França são seus vinhos, perfumes e culinária.
1.3 RELIGIÃO
Uma ampla variedade de religiões é praticada na França, pois a liberdade de culto é um direito assegurado na Constituição. De acordo com uma pesquisa de março de 2003, 64% das pessoas pesquisadas identificaram-se como Cristãs; destes, 97% como Católicos (63% do total); 26% como não afiliados a religiões, e os 10% restantes como outras religiões além do cristianismo, a maioria como Islâmicos.
2. A ALEMANHA
2.1 DEMOGRAFIA
A Alemanha é o segundo país mais populoso da Europa, sendo superado apenas pela Rússia. A afluência à zona ocidental de alemães doutros pontos do país e de imigrantes de diferentes nacionalidades, assim como a tendência ao estancamento do crescimento vegetativo, têm sido as principais características da evolução demográfica.
A maior parte da população descende de diversos grupos germânicos que se estabeleceram na região centro-europeia no primeiro milénio antes da era cristã. Esses grupos partilhavam a mesma língua, embora expressa em muitos dialetos, mas apresentavam características étnicas heterogéneas que acentuaram-se ao longo da história em consequência da fusão com outros povos, como os celtas e os eslavos. O alemão é a língua oficial, sendo a primeira língua de 91% dos alemães.
2.2 ECONOMIA
A Alemanha é a maior economia da Europa e a terceira economia a nível mundial, atrás dos Estados Unidos da América (EUA) e do Japão, em termos de Produto Interno Bruto (PIB). O país é o grande líder mundial em número de exportações, domina quase 35% do transporte mundial de mercadorias pelo mar e concentra, no Vale do Ruhr, o maior complexo industrial da Europa. São de capital alemão empresas como Adidas, Allianz, Audi, Basf, Bayer, BMW, Boehringer-Ingelheim, Robert Bosch GmbH, Daimler AG, Deutsche Bahn, Deutsche Bank, Deutsche Post, Hugo Boss, Lufthansa, Porsche, Siemens, Volkswagen, Wella, entre outras, que demonstram a força econômica alemã nos mais diversos segmentos de mercado.
A capital financeira da Alemanha é Frankfurt, onde se localiza a Bolsa de Valores de Frankfurt, a maior e mais importante Bolsa de Valores da Europa.
2.3 EDUCAÇÃO
Na Alemanha, o verdadeiro responsável pelo sistema de ensino são os estados (Bundesländer), enquanto o governo desempenha apenas um pequeno papel. O Jardim da Infância é opcional e é fornecido a todas as crianças entre três e quatro anos de idade. Após esta fase, deve-se frequentar a escola por no mínimo nove anos (Schulpflicht).
A educação primária normalmente dura quatro anos. Já a educação secundária inclui quatro tipos de escolas baseadas nas habilidades do aluno, de acordo com as recomendações do professor: o Gymnasium inclui as crianças mais bem dotadas e as prepara para o estudo universitário; a Realschule tem uma grande gama de conteúdo para estudantes intermediários; a Hauptschule prepara o aluno para uma escola profissionalisante e a Gesamtschule, ou escola integrada, que combina os três caminhos.
Para entrar em uma Universidade ou escola superior, é necessário que os estudantes prestem uma prova chamada Abitur. Apesar disso, os estudantes que possuem um diploma de uma escola profissionalisante também possam entrar. Um sistema especial de aprendizado chamado Duale Ausbildung (dupla qualificação) permite que o aluno em treinamento profissional estude em uma empresa, ao invés de estudar nas escolas normais.
Apesar de a Alemanha ter uma história de forte sistema educacional, recentemente o Programa Internacional de Avaliação dos Alunos mostrou inúmeros problemas em várias matérias. No teste educacional PISA absolvido em 31 países no ano de 2000, a Alemanha ficou em vigésimo primeiro lugar em leitura e em vigésimo em matemática e ciências naturais, alertando a necessidade de uma reforma no sistema de ensino alemão.
2.4 CULTURA
As contribuições da Alemanha para o património cultural da humanidade são numerosas, o que leva alguns autores a aceitar o "Génio Alemão", celebrado no Romantismo (uma das fases da história da arte onde a Alemanha teve uma proeminência invejável). País conhecido por muitos como das Land der Dichter und Denker (A terra dos poetas e dos pensadores), a Alemanha foi o berço de vultos importantíssimos na história da Arte, como se pode verificar nas várias seções deste artigo. Já para aqueles que vêem no romantismo alemão o signo do nacionalismo e o pendor irracional que culminaria em Adolf Hitler, Karl Kraus forneceu um lema alternativo: Em vez de "Land der Dichter und Denker", Kraus chama-lhe "Land der Richter und Henker" (terra dos juízes e carrascos). Ver também Sturm und Drang.
O país é um centro tradicional da ciência na Europa. Especialmente no século XX, as pesquisas foram revolucionárias. Cerca de 1/3 dos prémios Nobel (química e física) foram laureados a cientistas alemães entre 1901 e 1933.
2.5 RELIGIÃO
As maiores confissões religiosas na Alemanha são o Catolicismo e o Luteranismo (Protestantismo na tradição de Martinho Lutero), respectivamente, com 32,3% e 32,9% de fiéis.
Cerca de 24,9% de alemães se declararam não religiosos ou ateus. Seguem como minorias, Islamismo (4%), seguido por Judaísmo e Budismo (ambos com 0,2%). Outras religiões correspondem a 150 mil pessoas ou 0,15% da população alemã[5].
3. A ITÁLIA
3.1 DEMOGRAFIA
A Itália é um país altamente urbanizado. As maiores cidades do país são Roma, Milão e Nápoles, cada uma com mais de um milhão de habitantes. A densidade populacional italiana é uma das mais altas da Europa, com 197 hab/km², tendo um total de 58.751.711 habitantes (2005).
A Itália possui uma taxa de crescimento populacional anual baixíssima, entre as menores do continente. Famílias que vivem no sul predominantemente agrícola possuem mais filhos do que famílias que vivem no norte industrializado.
3.2 ECONOMIA
A economia da Itália é Hoje a 7ª maior do mundo, e também a 4ª maior economia da Europa quando medida pelo seu PIB PPC. A economia italiana é altamente diversificada, possuíndo um rendimento total e per-capita próximo ao da França e do Reino Unido. Esta economia capitalista permanece dividida entre um norte altamente industrializado e desenvolvido, dominado por empresas privadas; e um sul dependente da agricultura, e menos desenvolvido, com uma taxa de desemprego de 20%. Por comparação com os vizinhos da Europa Ocidental, tem um grande número de Pequenas e Médias Empresas PMEs. A maior parte das matérias-primas necessárias à indústria e mais de 75% da energia são importadas.
Durante a última década, a Itália seguiu uma política fiscal apertada a fim de cumprir os critérios da União Económica e Monetária e beneficiou de taxas de juros e de inflação mais baixas, levando à adesão ao Euro desde o início, em 1999.
3.3 CULTURA
A Itália é um dos países que mais influência teve e tem na cultura europeia e mundial, em todas as áreas da arte e cultura. Enquanto país, não existia antes da unificação das Cidades-Estado. O Risorgimento surge apenas em 1861. Em função disto, muitas tradições culturais que hoje reconhecemos como italianas são mais associadas a regiões específicas do país.
A Itália é o local de nascimento de diversos movimentos artísticos e intelectuais que se espalharam pela Europa e pelo mundo, como o Renascimento e o Barroco. Talvez a maior contribuição italiana para a arte e cultura resida nas obras dos artistas Michelangelo, Leonardo da Vinci, Donatello, Botticelli, Fra Angelico, Tintoretto, Caravaggio, Bernini, Ticiano e Rafael, entre outros. Além da pintura, escultura e arquitectura, as constribuições da Itália para a literatura, ciência e música são incontornáveis.
Na actividade científica destacam-se os nomes de Galileu Galilei, Leonardo da Vinci, Fermi, Cassini, Volta, Lagrange, Fibonacci e Marconi.
Da música popular à clássica, a expressão dos sons tem um papel importatíssimo na cultura italiana. A Itália é o local onde nasceu a ópera, por Claudio Monteverdi. Instrumentos inventados em Itália como o piano e violino permitem executar formas artísticas como a sinfonia, concerto, e sonata).
O cinema italiano também exerceu decisiva influência com o movimento do neorealismo, movimento nascido no país e que revelou grandes diretores como Roberto Rossellini, Vittorio De Sica e Luchino Visconti.
3.4 RELIGIÃO
A Itália foi berço de muitos credos sendo que o próprio Império Romano era considerado como algo a ser respeitado e venerado, porém sua influência religiosa com o passar dos séculos diminuiu bastante. Apesar de a Religião Católica ser a oficial do país, podemos observar hoje muitas formas de fé na Itália. Isso se dá por causa da liberdade de expressão e de culto concedida ao povo italiano pela sua própria Constituição. A Sede Mundial da Igreja Católica Apostólica Romana fica no Vaticano, um Estado Religioso Independente, que fica em território Italiano, e que tem por representante a figura do Papa. Segundo o jornal italiano La Stampa, a segunda maior religião do país em importância são as Testemunhas de Jeová.

Nenhum comentário: